(81) 99975-9997

Brasil

Cacique é morto após garimpeiros invadir aldeia armado no Amapá/AP

Cerca de 50 homens fortemente armados ameaçaram os índios caso não saíssem da terra

Publicada em 28/07/19 às 14:16h

por Plantão 365


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

De acordo com informações de líderes locais, um cacique foi morto durante conflito entre garimpeiros, na aldeia indígena Waiãpi, região de Pedra Branca do Amapari, no Amapá. Segundo informações, os garimpeiros armados com metralhadoras invadiram a aldeia, e mulheres e crianças tiveram que fugir para outra aldeia, enquanto os homens tentavam expulsar os invasores.



No início da noite deste sábado (27/7), foram enviados a região, equipes da Polícia Federal e Polícia Militar do Amapá, para impedir um conflito mais violento. A chegada a aldeia tem que ser de barco e o acesso a cidade leva cerca de três horas, saindo do centro de Pedra Branca.


De acordo com o site Correio Braziliense, a prefeita do município, Beth Pelaes, disse que as autoridades foram avisadas por telefone da invasão. "São 50 garimpeiros fortemente armados. Temos a informação de que houve um tiroteio. A PF e o Bope estão a caminho. É uma coisa atípica em nosso estado. Estamos preocupados, pois os índios disseram por telefone que iriam enfrentar os garimpeiros. Orientamos eles a não fazerem isso".


"Ao final da ligação eu fiquei emocionada quando me falaram que uma liderança teria sido morta", disse a prefeita. Informações obtidas pelo site Correio, é que a invasão na aldeia teria ocorrido há dois dias, quando o cacique foi assassinado. Os homens foram para a mata e ameaçaram voltar nesta noite, caso os nativos não tivessem deixado a região. No momento, não haveria conflito. Do site Correio Braziliense.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

Copyright (c) 2020 - Plantão 365